CSH-2 Rooivalk - Helicóptero de combate da Força Aérea da África do Sul.

Brincadeira que exige muita paciência - Miniaturas em papel.

PaperCrafts são miniaturas em papel, montados a partir de gabaritos impressos (geralmente em PDF), cortados, dobrados e colados, geridos a partir de um software chamado Pepakura Designer que é capaz de converter os polígonos de um arquivo 3D para um modelo de papercraft, junto com as instruções de montagem.

Atualmente, existem diversos sites dedicados ao hobby, que disponibilizam os modelos para download, restando ao interessado o “relaxante” trabalho de cortar e colar.

O modelo abaixo foi encomendado pela Audi, em 2012. Trata-se do A7 sedan da montadora, considerado o maior papercraft, medindo 4m de comprimento por 2m de largura.

Miniatura? Nem tanto assim. Este é considerado o maior papercraft da atualidade.

Em Manacapuru, há um praticante pra lá de detalhista. O modelo abaixo contém peças de minucioso cuidado. Jorge Cabús pratica papercraft há 9 (nove) anos e coleciona vários modelos, dos quais, mostramos alguns abaixo.


Jorge Cabús e alguns modelos de papercraft - Riqueza de detalhes impressiona.

Veja, abaixo, a entrevista que fizemos com o praticante de PaperCraft Jorge Cabús.

Como surgiu o interesse por PaperCraft?

Meu interesse por modelos de papel surgiu quando, por puro acaso, encontrei um livro que ensinava a confeccionar aviões de papel recortando e colando. Gostei muito e comecei a fazer os modelos existentes no livro. Quando fiz todos eles, resolvi ir em busca de outros na internet e foi quando me deparei com alguns sites de papercraft, que é bastante diferente dos aviões que até então vinha confeccionado. Fiquei impressionado com a quantidade de material que já existia e decidi embarcar nessa nova área só pra ver no que ia dar.

Qual foi o primeiro modelo que você montou?

Resolvi começar com modelos mais simples. Optei pelos modelos disponíveis no site http://www.recortecole.com.br. O modelo escolhido foi o P47D Thunderbolt, que foi um avião usado na Segunda Guerra Mundial. Vendo resultado, passei a montar os outros modelos do site e quando montei todos, parti para outros sites e modelos mais complexos e elaborados. Nessas pesquisas na internet, descobri que existem pessoas que se dedicam muito em desenvolver e modelar os modelos de papercraft e que em outros países como: Polônia, Lituânia, Rússia, Estados Unidos, Japão, existem lojas especializadas que vendem revistas com modelos para montar bastante realistas, como a GPM, Maty Modelarz, ModelArt, Modelis ir Erdve, Model Kartonowy, Hobby Model, Shipyard, entre outros, em vários níveis de dificuldades e tamanhos, com modelos de aviões, barcos, carros, tanques de guerra, trens, motos, etc. Existem ainda sites que disponibilizam modelos gratuitos e muitos bons, como o Paper-replika.com, Paperinside.com, Canon, Yamaha.

Quanto tempo você dedica para a prática de papercraft?

No começo dedicava bastante tempo para confeccionar os modelos, mas hoje em dia, devido ao trabalho e família, disponho de menos tempo. Porém sempre que possível, principalmente a noite e finais de semana, separo algumas horas para esse hobby maravilhoso que me ajuda muito a relaxar e tirar o estresse do dia a dia.



Félix Coelho

Natural de Manacapuru, formado em Tecnologia em Redes de Computadores, pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE, é webdesigner e webwriter.